Por estar localizado no extremo sudoeste do continente europeu, a 80,8 Km, 1h 5 minutos de carro de Armação de Pêra. Muitas pessoas acreditavam que o Cabo de São Vicente era o limite do mundo. Para além da incrível vista que muito provavelmente fará ficar boquiaberto, encontrará também um belo farol e um pequeno museu.
O Cabo de São Vicente perto de Sagres é a ponta mais sudoeste da Europa continental. O Cabo de S. Vicente combina natureza, cultura e mito. É uma sensação incrível caminhar por aqui, porque sentirá a magnitude da natureza. O cabo está intimamente associado ao mar, desde os antigos navegadores até às lendas e mitos associados ao cabo. O Cabo de São Vicente e arredores é um dos raros lugares onde a localização geográfica, uma natureza selvagem mas majestosa, e factores históricos se combinam com uma dimensão mítica. O resultado é um lugar mágico.
Ao longo da borda do planalto rochoso, há uma parede protectora de onde se pode ter vistas espectaculares sobre a costa e o oceano. Este é um ótimo lugar para se tirar algumas fotos. O próprio farol e o museu estão abertos ao público nas quartas-feiras à tarde. Portanto, se você tiver a sorte de visitar o farol, faça-o. Será uma experiência inesquecível.
Só é possível visitar o cabo de São Vicente de carro. O estacionamento perto do farol é gratuito. Depois de estacionar o seu carro, entre no portão da pequena fortaleza. Este edifício é agora um farol, que pode ser visitado. O farol pertence à Marinha Portuguesa (como todos os faróis em Portugal).